Projeto de Formigão busca eliminar ar na rede de água e reduzir custo para o consumidor

por adm publicado 06/09/2019 15h50, última modificação 06/09/2019 15h52

A instalação de aparelho para eliminar o ar na rede de distribuição de água, evitando que o consumidor itumbiarense pague mais caro na conta de água foi alvo do projeto de lei nº 71/2019, apresentado nesta semana pelo vereador Romildo Formigão (PTB).

Segundo Formigão, diversos estudos comprovam que há bolsões de ar presentes na tubulação da Saneago, que se formam principalmente quando há interrupção no fornecimento do serviço, o que ocorre com frequência em Itumbiara. Quando o ar passa hidrômetro, aciona o relógio, computando como se fosse consumo de água, o que penaliza o consumidor.

O vereador observa que há casos, onde o aparelho eliminador de ar foi instalado, que a conta de água caiu até 50%, pois além do consumo menor, há o reflexo na tarifa de coleta e tratamento de esgoto e no ICMS incidente.

Pela proposta de Formigão, o aparelho deverá ser instalado pela Saneago, após requerimento do consumidor. Se no prazo de 30 dias a empresa não providenciar o equipamento, o consumidor poderá adquirí-lo e ser reembolsado pela empresa de saneamento. A Saneago será multada se não adquirir ou dificultar a instalação.