Implantação de ciclovias em Itumbiara é defendida por Flausininho

por adm publicado 03/04/2019 10h34, última modificação 03/04/2019 10h34
Indicação

A construção de pista de ciclovia nas principais avenidas da cidade foi defendida pelo presidente da Câmara Flausininho (MDB) na sessão da última terça-feira, 02 de abril. Ao apresentar a indicação nº 19/2019, o vereador solicitou estudo à Prefeitura Municipal para incentivar o uso das bicicletas nas vias públicas. Pela proposta, ao revitalizar as avenidas da cidade, o município deverá criar a faixa exclusiva destinada aos ciclistas, bem como exigir a implantação nos novos loteamentos.

Ao justificar a solicitação, Flausininho observou que a integração da bicicleta ao sistema de transporte público é uma realidade que deve ser encarada pelo poder público, através da promoção de ações e projetos em favor dos ciclistas, pedestres e cadeirantes, estimulando a implantação de espaços públicos reservados às bicicletas.

“A moderna gestão pública se preocupa com os elevados índices de poluição ambiental causados pelos automóveis e o uso da bicicleta tem se mostrado eficiente como meio de transporte urbano e saudável e deve ser estimulado pelo poder público”, declarou Flausininho, assinalando que os ciclistas hoje enfrentam diversos obstáculos para trafegar entre os veículos.

O vereador assinala ainda outros fatores favoráveis ao exercício de pedalar, como a saúde física e mental dos praticantes, a redução do número de veículos trafegando nas ruas, redução dos níveis de poluição e o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo. “O poder público deve incentivar o acesso amplo e democrático dos veículos não-motorizados, através de campanhas educativas e ao mesmo tempo criando a infraestrutura necessária aos deslocamentos cicloviários. Temos hoje centenas de praticantes do ciclismo, como esporte e temos que incentivar também como meio de transporte”.